Páginas

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Dura Realidade da Igreja Brasileira

3 comentários:

  1. Edson gomes
    A teologia sempre vive dentro da esfera do mistério. Nenhum teólogo pode escapar aos misteriosos caminhos de Deus, e aos caprichosos caminhos do Espírito. Os teólogos freqüentemente observam como são estranhos os homens, os materiais e recursos que Deus escolhe para o seu uso. Teologia é uma ciência singular porque, quando é mais autêntica, ela se prostra em humildade, oração e adoração. A verdadeira teologia é uma teologia de oração, e na presença do Deus vivo só se pode adorar; nunca se consegue entender plenamente. Qualquer sistema teológico que faz exigências de Deus que são causativas - isto é, que garantem que Deus sempre agirá de certa forma como resultado da repetição de determinadas orações ou da realização de determinados ritos — está destinado a fracassar mais cedo ou mais tarde. Na verdade, sua proposição equivale à mágica.

    ResponderExcluir
  2. Edson gomes
    “Triunfalismo” fácil tem como centro o homem, e não é uma teologia centralizada em Deus. A ênfase é no que Deus pode fazer para o homem; no que o crente pode exigir e receber; no lucro que pode haver para o cristão. Nesse sentido limitado, representa uma teologia verdadeiramente humanista cujo centro é o homem — seus desejos, suas ambições, e em última analise seu mundo - ao invés de focalizar em Deus e nas suas exigências sobre o homem. Uma das marcas que identifica o humanismo é sua exaltação do homem e dos seus poderes para transformar um mundo que está ficando progressivamente melhor.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Cema pela visita e pelos comentários. Acredito que pregar a verdade tem haver com combater a mentira. Este evangelho da prosperidade e triunfalismo cego não pode contar com a nossa conivência.

    ResponderExcluir

Faça um blogueiro feliz. Fique à vontade e deixe o seu comentário.

Faça um blogueiro feliz!

Comente!

Poderá gostar também de

Related Posts with Thumbnails