Páginas

sábado, 27 de junho de 2009

Fariseus: eles continuam em nosso meio



"Tudo o que fazem é a fim de serem vistos pelos homens..." Mt.23:5

Os fariseus formavam uma seita judaica que dava muita importãncia à observãncia de ritos e cerimõnias. Pensavam possuir uma espiritualidade superior e, por conta disso, se separavam da gente comum. Essa seita se opõs a Jesus e em todo tempo ficavam buscando algo para o acusar.

Essa seita tinha como características principais o formalismo, a hipocrisia, e a justiça própria. Foi justamente para os fariseus que Jesus, o Messias, proferiu as mais duras palavras. No capítulo 23 do evangelho de Mateus está registrado uma advertencia de Jesus para os escribas e fariseus, onde o Senhor, dentre outras coisas, no versículo 5 nos alerta para o fato de que os fariseus em tudo o que fazem buscam a glória própria e não a glória de Deus.

Chego então à conclusão que esse espírito farisaico existe e muito forte no meio do povo de Deus. É triste ver pessoas roubando a glória de Deus, tomando para si o crédito pela realização disso e aquilo, tocando trombeta por haver feito algum ato de caridade e benevolencia, anunciando aos quatro ventos as suas qualidades e assumindo o papel de referencial para os demais.

No capítulo 6 de Mateus Jesus diz para nos guardarmos de praticar atos de justiça diante dos homens para sermos vistos por eles. Se o fizermos não teremos galardão no céu. Quando der esmola, diz Jesus, não faça tocar trombeta diante de voce. Ninguém precisa saber. Não saiba a tua esquerda o que faz a tua direita. Quando orar, ore no teu quarto, em secreto, não precisa divulgar para se gloriar diante dos homens que consagra diante de Deus tantas e tantas horas. Não precisa propalar o seu jejum.

"O Pai que vê secretamente, ele te recompensará" (Mt.6:4,6), essa é a promessa que precisamos seguir. Não é necessário fazer MARKETING PESSOAL, não precisa divulgar as suas obras na Igreja ou fora dela, nosso nome não precisa aparecer, não queira tomar para você aquilo que Deus não negocia. A glória é dele e Ele não dá a outrem (Is.42:8).

Não precisamos da aprovação dos homens, não podemos depender dos elogios de quem quer que seja. Precisamos sim rejeitar toda vanglória, estrelismo e vontade de aparecer. Quem precisa ver o que fazemos é Aquele sobre o qual a Bíblia diz que "todas as coisas estão nuas e patentes perante os seus olhos"(Hb.4:13). Nada escapa aos olhos de Deus.

Uma última coisa. Lembremos sempre que somos apenas ferramentas, instrumentos que Deus usa a seu belprazer. A ferramenta não tem de que se orgulhar, quem a usa sim.
Portanto, anunciemos como os reformadores do século XVI: Soli Deo Gloria, pois houve gente que não deu glória a Deus e morreu comido de bichos (At.12:23)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz. Fique à vontade e deixe o seu comentário.

Faça um blogueiro feliz!

Comente!

Poderá gostar também de

Related Posts with Thumbnails