Páginas

sábado, 6 de junho de 2009

Quem Pode Participar da Ceia do Senhor?


Jesus celebrou a última páscoa com os seus discípulos de uma maneira diferente. Ao invés de pães asmos e ervas amargas comeu com eles pão, abençoando-o, partindo-o e dizendo: isto é o meu corpo que é entregue por vós. Depois pegou o cálice, deu graças e disse: bebei dele todos, pois isto é o sangue da nova aliança, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados (Mt.26:26-30).

A palavra portuguesa "eucaristia" vem do grego eucharistia e significa agradecimento ou ação de graças. Esse termo era usado com frequencia pela igreja antes das refeições, tanto aquelas informais, quanto as relacionadas a Santa Ceia.

O termo eucaristia é a nomenclatura que a Igreja Católica utiliza, enquanto que nós evangélicos preferimos Santa Ceia ou Ceia do Senhor.

Foi o apóstolo Paulo na sua primeira carta á Igreja de Corinto, no capítilo 11 a partir do versículo 23 quem explicou a forma correta de celebrar essa ordenança de Jesus, uma vez que estava havendo excessos naquela comunidade. Os irmãos estavam se reunindo não para comunhão, mas para comer e beber sem se preocuparem uns com os outros e com o sentido solene daquela celebração. Por isso o apóstolo Paulo é enfático em dizer que: "se alguém tem fome,coma em casa - I Co.11:34"

É importante lembrar que a Bíblia não ensina a doutrina Católica da Transubstituição, .A idéia que, após a consagração, literalmente, o pão transforma-se em carne e o vinho transforma-se no sangue de Cristo. O pão e o vinho são apenas símbolos para nos fazer lembrar do sacrifício de Cristo. Por isso a Santa Ceia é em memória do Senhor (I Co.11:25)

Para além destas questões há uma indagação que muitos fazem: quem pode participar da Ceia do Senhor?

O pastor Jaziel Guerreiro Martins, no seu livro Manual do Pastor e da Igreja nos informa que existem quatro posicionamentos diferentes entre as igrejas evangélicas quanto á participação na Ceia do Senhor..

1. Ceia Livre Universal

É aquela que é distribuída para todas as pessoas presentes na reunião, independentemente de credo religioso. De acordo com esse ponto de vista, podem participar da Ceia, além dos membros de outras igrejas evangélicas, católicos, espíritas, muçulmanos, budistas e assim por diante. Obviamente, esse ponto de vista carece de base bíblica sólida, pois os não crentes devem ser excluídos da participação na Ceia, pois não pertencem À Igreja de Cristo.

2. Ceia Livre Restrita

É aquela que é distribuida para todos os salvos em Cristo presentes na reunião, independente de denominação. De acordo com esse ponto de vista, podem participar da Ceia, além dos membros da igreja local, os membros de outras igrejas evangélicas, desde que sejam pessoas convictas da sua salvação em Cristo, batizadas em nome da Trindade e que estejam em comunhão com sua igreja.


3. Ceia Restrita

É aquela que é distribuida apenas para aqueles que fazem parte da mesma denominação, ou seja, para aqueles que fazem parte de uma igreja da mesma fé e ordem. Isso quer dizer que se houver pessoas presentes a reunião que não fazem parte da denominação que está celebrando a Ceia, os tais são deixados de lado e, mesmo sendo crentes, são impedidos de participar.

4. Ceia Ultra Restrita

É aquela que é distribuída somente para aqueles que fazem parte da igreja local, ou seja, nem mesmo os presentes que pertencem a outra igreja que faz parte da mesma denominação, podem participar.

Para além dessas diferenciações entre as denominações é interessante lembrar que o apóstolo Paulo disse que é preciso examinar-se a si mesmo antes de participar da Santa Ceia, para não participar indignamente e ser considerado culpado do corpo e do sangue do Senhor. Ele afirma que havia em Corinto muitos fracos, doentes e alguns que já haviam falecido por causa da participação indevida(I Co.11:27-30).

O auto-exame é, portanto, o instrumento que Deus nos dá para aferirmos a nossa condição diante Dele. O Espírito Santo atua nos convencendo do pecado (Jo.16:8-9). A partir daí é preciso buscar em Deus o perdão e participar da Ceia. Havendo pecado contra o próximo o perdão precisa ser direcionado a quem ofendemos. O auto-exame serve para detectar o problema e expurgá-lo e não o enxergarmos e pronto.

Muitas pessoas deixam de participar da Santa Ceia por meses e até anos a fio por falta de ação para buscar o conserto e o arrependimento diante de Deus. Lembremos das palavras de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo:

"Em verdade, em verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do Homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Pois a minha carne é verdadeiramente comida, e o meu sangue é verdadeiramente bebida" João 6:53-56


Deixe aqui o seu comentário!

5 comentários:

  1. Precisamos do seu talento como escritora para nos ajudar na luta contra a corrupção, a falta de ética e a falta de moral no Brasil.

    Precisamos conscientizar os cidadãos brasileiros que só vamos conseguir um Brasil com justiça social e com políticos honestos e éticos quando o governo do PT deixar o poder.

    Todos nós devemos estar comprometidos nesta luta, e principalmente vocês que tem o dom de escrever e de transmitir idéias de forma clara e convincente.

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo Laguardia

    A pregação do evangelho é em si mesma uma luta contra a corrupção e a desmoralização no Brasil e no mundo. Acredito que teremos mais justiça social e uma sociedade equilibrada somente quando Deus for o Senhor desta nação e quando Ele estiver reinando nos corações e lares. Não acredito que isso vai acontecer com a saída do PT ou a entrada de outro partido político.
    O PSDB passou 8 anos no governo, e daí?
    Mais 8 anos do PT, e daí?

    ResponderExcluir
  3. Pr. Valdivan, a Paz do Senhor!
    Parabéns pelo blog, e em especial por este texto. Gostei muito do seu estilo literário e do modo de abordar este tema.
    Eu também mantenho um blog cristão e sei como é necessário a dedicação de cada dia, rsrs.
    Vou seguí-lo por aqui e deixo o convite para seguir meu blog também.

    Inclusive, tenho artigo (meio polêmico) sobre a ceia do Senhor, gostaria que vc desse sua opinião lá.
    Eis o link:
    http://blogverboeterno.blogspot.com/2011/08/um-equivoco-sobre-ceia-do-senhor.html

    Que a graça do Senhor Jesus permaneça sobre a sua vida.
    Marcelo Reis
    Blog Verbo Eterno.

    ResponderExcluir
  4. Faltou o pr dizer qual a a posição do amado!

    ResponderExcluir
  5. Na verdade ainda fiquei na dúvida sobre o assunto, fui questionada por isso e quero saber...Então santa ceia todos podem tomar independente se forem batizados ou não nas aguas??? Não esta na biblia essa restricão vem das próprias igrejas, em não tomar a santa ceia???

    ResponderExcluir

Faça um blogueiro feliz. Fique à vontade e deixe o seu comentário.

Faça um blogueiro feliz!

Comente!

Poderá gostar também de

Related Posts with Thumbnails