Páginas

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Como Lidar com Pessoas Difíceis

Para vivermos em comunidade é indispensável desenvolvermos a habilidade de convivermos com todo tipo de pessoa: novos e idosos, pobres e ricos, letrados e iletrados, brancos e negros, maduros e imaturos, novos e velhos na fé, de fácil e de difícil convivência. Sim, pois de fato existem aqueles que conseguem estabelecer relacionamentos num grupo sem maiores dificuldades e outros que não conseguem facilmente o mesmo.

O apóstolo Paulo escrevendo a sua segunda epístola ao seu discípulo Timóteo no capítulo 3 diz que os últimos tempos seriam tempos difíceis por que as pessoas seriam difíceis de lidar: 

"Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.  Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.

É interessante notar que Paulo diz que estes tempos trabalhosos, difíceis, terríveis, são marcados por comportamentos inadequados das pessoas, fatores que dificultam relacionamentos, como por exemplo "o ser amante de si mesmo" - como é difícil conviver com alguém que só pensa em si, só o seu que é o melhor, só o que ele faz que é o correto. Para além desta questão  está o fato de que muitos, hoje, fogem do convívio, do compartilhamento de idéias, sentimentos e vida. Esta era de aumento vertiginoso das tecnologias da informação e comunicação, sobretudo da internet, tem  gerado, cada vez mais, pessoas ensimesmadas, enclausuradas no seu próprio mundo, perdendo a oportunidade de aprender a relacionar-se diretamente sem a mediação da máquina.
 
A Bíblia Sagrada, nossa regra de fé e prática, traz algumas orientações para que possamos conviver bem com os de díficil convivência. Destaco em especial este texto abaixo:
 
 Romanos 12:18 - Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.
 
O fato é que nem sempre depende de nós. Precisamos fazer a nossa parte, aquilo que é possível, para que presevermos a paz. Se o outro não quer, paciência. Descansemos no fato de havermos feito o possível. As pessoas difíceis de lidar estão sempre gerando algum problema, discussão, fofoca, são pessoas que agitam o ambiente, aqueles que só enxergam os defeitos (dos outros, é claro), aqueles que são os donos da verdade, não conseguem ver os próprios erros, naõ aceitam correção, crítica, não sabem trabalhar em grupo,  não se agradam com nada, não contribuem, só criticamÉ preciso tolerância, amor, graça para suportar os fracos (Rm,15:1)
 
O que não se pode fazer é fugir. A fuga é para os covardes, para aqueles que não querem combater o bom combate no Senhor, pela causa do Senhor. Não fuja da sua família, da sua empresa, da sua escola, da sua igreja, do seu pequeno grupo, deixe Deus te ensinar a conviver com pessoas diferentes de você e difíceis de lidar.
 
Façamos um auto-exame. Pergunte a si mesmo: Será que não tenho sido uma pessoa difícil de lidar? Se a resposta for positiva leve esta questão diante de Deus, ele é especialista em transformar caráter e coração.
 
 
 
 

Um comentário:

  1. Pastor Valdiran Servo do Deus altíssimo, a paz. gostei da postagem viu vou passar sempre por aqui servo de Deus. Visite também o meu blog tá. www.analisescristocentricas.blogspot.com e e-mail sildivanb@bol.com.br. sois bem vindo em nome de Jesus ! Abração pastor. Fuiii

    ResponderExcluir

Faça um blogueiro feliz. Fique à vontade e deixe o seu comentário.

Faça um blogueiro feliz!

Comente!

Poderá gostar também de

Related Posts with Thumbnails