Páginas

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Onde Deus está quando as tragédias nos atingem?


Esta é uma pergunta recorrente nos lábios ou no pensamento de muitos quando acontecem tragédias naturais ou ainda crimes e acidentes provocados pelo homem. Muitos questionam-se por que coisas ruins acontecem se Deus é bom e amor, por que Ele não impediu esta ou aquela tragédia, por que não põe fim ao sofrimento.

Tragédias, como essas do Rio de Janeiro, acontecem desde que o homem pecou. O sofrimento não fez parte da idéia original de Deus ao criar o mundo e todas as coisas. Depois de criar e organizar tudo, Deus viu que tudo era bom (Gn.1:31), porém desde a queda convivemos com a realizade cruel do sofrimento, dos homicídos, das catrástrofes naturais.

Este ano de 2010 tem se destacado pelas inúmeras trágedias no Brasil e em outras partes do mundo:


  • 01/01/2010 - Deslizamentos de terra em Angra dos Reis, Rio de Janeiro, 40 mortos.

  • 12/01/2010 - Terremoto no Haiti, país paupérrimo, com magnitude de 7 graus na escala Richter, 200 mil mortos.

  • 27/02/2010 - Terremoto no Chile com magnitude de 8.8 graus, 900 mortos.

  • Verão de 2010 - Enchentes generalizadas nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte.

  • Abril de 2010 - Chuvas torrenciais com deslizamentos de terra na região metropolitana do Rio de Janieiro, mais de 150 mortos.

Ao ver através da mídia o sofrimentos das pessoas diretamente afetadas, normalmente busca-se um culpado:

- Seria o Estado o culpado por não preparar a cidade para suportar tais tragédias, por não oferecer moradias dignas para todos em áreas livres de risco, por negligenciar seu papel?
- Seriam as pessoas as culpadas por morar em locais inadequados?
- Seria Deus o culpado pelo sofrimento humano causado por tais tragédias? Não poderia Ele, o Todo Poderoso, impedi-las?

C. S. Lewis disse "Deus sussurra em nossos prazeres, fala em nossa consciência, mas grita em nossas dores. É o seu megafone para despertar um mundo surdo". Nas tragédias, Deus está querendo dizer que Ele é o bem supremo. Ao lado dele encontramos razão para a vida.
Onde Deus está quando as tragédias nos atingem? Está ao nosso lado. Sofrendo conosco. Ele conhece cada uma de nossas lágrimas. O Salmo 23.4 diz “Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo” (NVI).




Um comentário:

  1. Gostei muito da sua postagem, muito bem abordada. As pessoas esquecem que Deus nos deu o livre arbítrio, portanto podemos fazer o que quisermos(1ºCo.6:12), mas a questão é que junto com o livre arbítrio, vem a responsabilidade de nossos atos e colheremos os frutos que plantarmos (Gl.6:7). Deus está conosco como nosso irmão colocou, mas devemos pagar por nossos erros e pecados.

    ResponderExcluir

Faça um blogueiro feliz. Fique à vontade e deixe o seu comentário.

Faça um blogueiro feliz!

Comente!

Poderá gostar também de

Related Posts with Thumbnails