Páginas

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Como matar tua Igreja


Como Matar tua Igreja

Mauro Sérgio Aiello, Pastor da Igreja Presbiteriana de Poá - SP


Não a freqüente, mas quando for lá, procure algo para reclamar.

Ao comparecer a qualquer atividade, dedique-se em encontrar falhas nos líderes.

Nunca aceite missão, compromisso ou incumbência alguma; lembre-se que é mais fácil criticar do que realizar.

Se o pastor, Conselho ou Junta Diaconal ou qualquer outro líder pedir sua opinião sobre importante assunto, responda que não tem nada a dizer e depois espalhe como deveriam ser as coisas, em sua “opinião”.

Não faça mais que o absolutamente necessário, porém, quando o pastor e a liderança estiverem trabalhando com boa vontade e interesse para que tudo corra bem, afirme que sua igreja está sendo dirigida e dominada por um grupinho.

Não leia os boletins de sua Igreja; afirme que neles não há nada interessante e que eles deveriam ser diferentes.

Se você for convidado para qualquer cargo, simplesmente seja esperto(a) e recuse. Alegue que você não tem tempo e depois critique com a seguinte afirmação: “essa turma quer sempre mandar na Igreja e eu sou uma pessoa democrática. Sou diferente deles, eu me preocupo com os outros e com a Igreja”.

Quando você tiver qualquer problema de relacionamento com o pastor, presbítero, diácono ou qualquer líder, procure vingar-se fazendo acusações e divulgando “erros” por eles cometidos.

Sugira, insista e cobre a realização de cursos, palestras, acampamentos, mas quando forem realizados não se inscreva, nem compareça.

Se você receber questionáros solicitando sugestões e se o Conselho não “advinha” suas idéias e pontos de vista, critique e espalhe a todos dizendo que você é ignorado e que não te dão importância.

Após tudo isso, quando tua Igreja não tiver mais reuniões, boletins, acampamentos, boa música, trabalhos de evangelização, etc, estufe seu peito e diga: “eu não disse que isso ia acontecer”.

Infelizmente irmãos, não são poucos aqueles que agem assim. Matam seus departamentos, minam e matam as lideranças e procuram, astuciosamente, destruir a Igreja. Mas, afinal de contas, é assim mesmo. A Igreja faz parte do campo onde a semente de trigo foi lançada durante o dia e, na escuridão da noite (sempre é assim às escondidadas) o inimigo semeou o joio. Ambos, trigo e joio crescem lado a lado. Nenhum dos serventes do dono do campo podem fazer o serviço de separação e somente os anjos poderão fazê-lo. Assim garante-se que nenhum trigo seja arrancado e lançado no fogo e nenhum joio vá para o celeiro. E os anjos não irão errar porque quando o trigo amadurecem, os frutos os denunciam, pois com o trigo fazemos pão e com o joio a fogueira.

Hoje é dia de conversão. Pense bem sobre o seu relacionamento com Deus. Pense sem paixão. Perceba que seu problema maior não é a Igreja, mas o fato do teu relacionamento com Deus não ser aquilo que deveria ser. Ore, peça perdão, clame de joelhos, disponha-se, você poderá ser útil no trabalho de edificação de uma Igreja abençoada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz. Fique à vontade e deixe o seu comentário.

Faça um blogueiro feliz!

Comente!

Poderá gostar também de

Related Posts with Thumbnails