Páginas

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Como fugir do "mal-entendido"?



Muitos conflitos interpessoais surgem de uma avaliação incorreta de uma situação ou atitude, de uma má interpretação de uma fala ou mesmo de uma leitura errada de um texto. É o chamado mal-entendido, palavra ou ação mal interpretada ou mal compreendida, desentendimento ou equívoco, enfim, uma fonte de confusão que destrói relacionamentos. Para evitar mal-entendidos:

1. Lei, releia e torne a ler um texto (seja um e-mail, postagem no facebook ou um livro) retirando antes os óculos do preconceito ou qualquer lente que atrapalhe a sua leitura. Nunca transporte para os outros o que, na verdade, está dentro de você. Não ponha palavras na boca dos outros.

2. Seja pronto para ouvir e tardio para falar (Tg. 1:19). Ouvir bem é ouvir atentamente, sem pressa para responder, levando em conta a incapacidade que o ser humano tem, muitas vezes, de expressar com palavras, fidedignamente, o que está passando em sua cabeça e pulsando em seu coração. Limpe os seus ouvidos, evite ruídos na comunicação.

3. Evite fazer julgamentos, não tente adivinhar as motivações que as pessoas trazem no coração, não leve em conta apenas a aparência  para entender o que há  dentro das pessoas.

4. Não tire conclusões precipitadas, não se apoie em detalhes para entender o todo, não faça avaliações a  partir do seu ponto de vista, pois isso, de fato, é apenas a vista de um ponto e você pode está errado.

5. Pense antes de falar e de escrever, escolha com cuidado as palavras, seja o mais claro possível  para evitar dúvidas , lembrando que o português, o nosso idioma, muitas vezes nos proporciona ambiguidades. Lembro da mulher que chega para o marido aos prantos e diz: "Amor, eu estou grávida, grávida de um menino". Surpreso e enciumado ele responde: "Eu não acredito que você foi capaz de me trair com um menino, sua pedófila!"

6. Não seja negativista, pessimista, não espere o pior das pessoas, não seja daqueles que veem maldade por trás de tudo, das ações e das palavras. Rejeite a malícia e a maledicência.

"Por isso façamos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os asmos da sinceridade e da verdade." I Co.5:8


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz. Fique à vontade e deixe o seu comentário.

Faça um blogueiro feliz!

Comente!

Poderá gostar também de

Related Posts with Thumbnails