Páginas

sexta-feira, 20 de junho de 2008

ENTENDENDO O TEMPO EM QUE VIVEMOS



Rm.13:11 - E fazei isto, conhecendo o tempo...

MT.16:1-2 - ... sabeis interpretar a face do céu, e não conheceis os sinais dos tempos?

Que tempo é esse que estamos vivendo? É fundamental compreendermos o momento histórico-espiritual que estamos vivendo para que os acontecimentos desta era presente não nos pegue de surpresa. A Bíblia é precisa ao caracterizar esse tempo que estamos vivendo. Uma das características dos profetas na Bíblia é que sabiam ler "os sinais dos tempos", e isso incluía os eventos futuros, mas mais do que isso sabiam ler a realidade presente. Precisamos fazer um leitura desta nossa presente era, à luz da Bíblia.

I - ESTAMOS VIVENDO OS ÚLTIMOS DIAS - At.2:14-17

Joel profetizou que nos últimos dias Deus derramaria do seu Espírito sobre servos e servas, o que começou a acontecer no dia de pentecostes. O apóstolo Pedro compreendeu que o que acabara de acontecer a eles era o cumprimento da profecia de Joel. Estamos vivendo desde então "Os últimos Dias". Um tempo que antecede o arrebatamento da Igreja e todos os demais eventos que se seguirão ao desaparecimento da Igreja de Jesus da terra.

II - ESTAMOS VIVENDO TEMPOS DIFÍCEIS - II TM.3:1-5

O apóstolo Paulo adverte a seu discípulo Timóteo que os últimos tempos seriam tempos trabalhosos, tempos penosos. Vivemos dias assim de intensa dificuldade percebida por aqueles que são espirituais e estão vendo segundo a ótica divina. Razões desse tempo de dificuldade:

a) Aumento da pecado: Paulo diz neste texto que os homens seriam amantes de si mesmo, ganaciosos, presunçosos, soberbos, etc. É claro o rabaixamento moral pelo qual a humanidade está passando. Aquilo que ontém era hediondo hoje é naturalmente aceito como correto. O que era considerado promiscuidade e nojento, hoje é propagandeado na mídia. Um belo exemplo disso é a questão do homossexualismo que a mídia, sobretudo televisiva, tem tentado conscientizar a grande massa de que é uma coisa totalmente normal. O aumento da iniquidade profetizado também por Jesus é a causa de outra razão desses tempos difíceis.

b)Esfriamento do amor (Mt. 24:12): Disse Jesus que por se multiplicar a iniquidade o amor de quase todos esfriará. Quando perde-se o amor perde-se tudo no Reino de Deus, porque o cumprimento da Lei é o amor (Mt.22:37-40), porque segundo Paulo, o mais importante é o amor (I Co.13), porque Jesus adverte a igreja de Éfeso sobre a perda do seu primeiro amor e manda recuper-lo (Ap.2:4-5)

III - ESTAMOS VIVENDO O TEMPO DA IRA DO DIABO

(AP.12:12): "Pelo que alegrai-vos, ó céus, e vós os que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar, porque o diabo desceu a vós e tem grande ira, sabendo que pouco tempo lhe resta"

O diabo sabe o tempo que ele está vivendo, ele entende que seu fim está próximo, por isso neste tempo que lhe resta ele tem intesificado o seu trabalho que é matar, roubar e destruir (Jo.10:10). É tempo da igreja tomar posição de combate pela oração e pela evangelização, que são as armas da nossa milícia.

IV - ESTAMOS VIVENDO O TEMPO DA APOSTASIA DA FÉ (I TM. 4:1)

Um tempo de falsas doutrinas, de heresias, um tempo de pregação de um falso evangelho e um falso cristo. Paulo advertiu também a Timóteo que nos últimos dias muitos rejeitariam a sã doutrina, voltando-se às fábulas e como tendo coceiras no ouvidos, cercando-se de mestre em busca de novidades (II Tm.4:2-5). Muitos têm abandonado o verdadeiro evangelho e Senhor que os salvou, por "novas revelações" e "novas doutrinas", que são verdadeiros ensinos de demônios como disse o apóstolo Paulo.

A orientação bíblica é que não devemos ser como meninos inconstantes levados ao redor por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia induzem ao erro (Ef.4:14)

V - ESTAMOS VIVENDO O TEMPO ACEITÁVEL DO SENHOR (Lc.4:16-22; Is.61:1-2)

Esse é o tempo da oportunidade para a salvação. É o tempo de portas abertas para todo aquele que quiser obter o perdão dos seus pecados,intimidade com Deus e vida eterna nos céus. Por isso a orientação do profeta Isaías: Buscai ao Senhor enquanto se pode achar (Is.55:6). Esse é o tempo da oportunidade. Aproveite e venha a Jesus!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz. Fique à vontade e deixe o seu comentário.

Faça um blogueiro feliz!

Comente!

Poderá gostar também de

Related Posts with Thumbnails