Páginas

segunda-feira, 23 de junho de 2008

O QUE PRECISAMOS SER





TEXTO BASE: Lc. 12:13-21 "
E disse-lhe um da multidão: Mestre, dize a meu irmão que reparta comigo a herança.
Mas ele lhe disse: Homem, quem me pôs a mim por juiz ou repartidor entre vós?
E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui.
E propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância;
E ele arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos.
E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens;
E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga.
Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?
Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.

INTRODUÇÃO: Como esse rico insensato, o mundo está à procura do ter. Isso é o mais importante para as pessoas da sociedade em que vivemos. Esse homem por causa da sua cobiça e avareza ousou acreditar que os seus bens garantiriam longevidade para sua alma e por isso não se preocupava em se preparar para a eternidade. Por isso foi exortado sobre o perigo de ter riquezas na terra e não ser rico para com Deus. “O que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro se perder a sua alma? – Mt. 16:26
1. O mundo avalia as pessoas pelo que têm.
2. Quando alguém diz: Você precisa ser alguém na vida, na verdade está se referindo a ter.
3. Muitos têm procurado Deus em busca do “ter” e não do “ser”
4. Na visão de Deus o ser é mais importante que o ter e o fazer – Mt. 7:22-23
5. Disse Jesus: A vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui.

I – SANTOS – I Pe. 1:15-16

1. Viver separados do pecado mesmo num mundo sujo – Dn. 1:8
2. Importância de ser santo – Ver a Deus – Hb.12:14
3. Quem é santo, santifique-se mais – Ap.22:11-12
4. Cuidado com o espírito do “tem nada não”. Deus é radical em relação à pureza.

II – FIÉIS – Ap. 2:10

1. Uma das características mais tremendas de Deus é a sua fidelidade. Quem espera a fidelidade de Deus precisa ser antes fiel.
2. Todo relacionamento precisa ter a fidelidade como fundamento. Jesus é o noivo e a igreja, a noiva.
3. Os meus olhos procurarão os fiéis da terra para que estejam comigo – Sl. 101:6
4. Fiel no pouco e no muito, nas palavras, nos compromissos – Mt. 25:21

III – LIVRES – Jo. 8:32-36


1. Deus vê o homem numa prisão espiritual, como conseqüência do pecado.
2. Evidências da escravidão: Vícios, compulsões, hábitos e outras coisas que o homem faz até sem querer por não ter domínio próprio – Rm. 8:15-25
3. O único meio de liberdade é através de Jesus – Is. 61:1

IV – SALVOS – I Tm. 2:4

1. Lá no Éden Deus planejou a salvação (Gn. 3:14-15), Jesus consumou-a na cruz (Jo.19:30) e o Espírito está oferecendo-a aos homens através da Igreja (Jo. 16:7-11)
2. Não há riqueza maior que a salvação – Mt. 6:19-21
3.Ser salvo é ser livre da condenação do inferno, é ter comunhão com Deus é receber Jesus com senhor e salvador – Rm. 10:9-10

CONCLUSÃO: Quando estivermos diante do trono do Senhor para o acerto de contas (Ap. 20:11-15), Ele não nos questionará sobre os bens que acumulamos, mas sobre a vida que tivemos. As riquezas são importantes apenas até a morte, pois o que contará por toda a eternidade será o caráter que
tivemos nessa terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz. Fique à vontade e deixe o seu comentário.

Faça um blogueiro feliz!

Comente!

Poderá gostar também de

Related Posts with Thumbnails